segunda-feira, 20 de junho de 2011

Repudio ao DCE PUCRS‏



Nota sobre os últimos acontecimentos na PUC-RS

    O Coletivo Barricadas Abrem Caminhos sempre pautou no movimento estudantil valores como o respeito, solidariedade e princípios democráticos no cotidiano da nossa militância, construindo assim um movimento estudantil combativo na luta por democracia e autonomia nos espaços da militância e fora deles.
    Por isso é princípio nosso a luta intransigente contra toda e qualquer forma de opressão e a defesa de um movimento estudantil democrático e autônomo a partidos, reitorias e governos. Pautamos também práticas que fomentem a construção cotidiana de um movimento plural, democrático, que trabalhe as divergências, mas que acima de tudo tenha respeito e dignidade nas ações e na relação da disputa política.
    A partir disso, expressamos através desta nota todo o nosso repúdio ao DCE da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e suas ações antidemocráticas que vem sendo feitas no cotidiano do movimento estudantil da PUC-RS, especialmente as que estão envolvendo a tiragem de delegados para o Congresso Nacional de Estudantes da UNE, o CONUNE. Desde o início este processo vem sendo denunciado por vários setores que compõe o movimento estudantil porto-alegrense como completamente antidemocrático. O DCE vem cerceando a liberdade dos estudantes de participarem livremente das eleições, seja impedindo que se candidatem em chapas de oposição ao grupo que coordena o Diretório, seja dificultando - como ontem se demonstrou - o acesso dos estudantes às urnas.
As mulheres foram vitimas em especial nesse processo principalmente por se colocarem a frente dele, condição que na nossa sociedade não é aceita e nem esperada.  O que podemos ver, em todo este processo, são agressões sexistas por parte de membros do DCE PUC-RS que culminaram no ataque a duas estudantes na noite de ontem.Sofreram violência física e a todo momento era intimidadas, inclusive sofrendo ameaças de estupro para que se calassem e não levassem a luta adiante. Repudiamos as atitudes machistas do DCE da PUC-RS e nos colocamos não apenas no combate a essas ações truculentas mas a toda forma de opressões.
Expressamos nosso horror as agressões cometidas por membros do DCE a estudantes que participavam do processo do CONUNE na universidade, comprovando que nesta universidade, agressões e violências em geral são práticas cotidianamente cultivadas por esta que deveria ser a entidade máxima de representação da universidade.
    Exigimos ainda a intervenção por parte da reitoria no processo, no sentido de punir os agressores e encerrar os processos contra as/os militantes agredidos. Esperamos que cenas como as ocorridas nessa segunda-feira nunca voltem a ocorrer, e que os estudantes da PUC-RS finalmente sejam representados de maneira correta por seu Diretório Central de Estudantes. Julgamos fundamental que todos os setores do movimento estudantil, e os demais movimentos ligados à educação, repudiem o processo que vem ocorrendo há 20 anos na PUC.
    Portanto, por se tratar de um processo que responde a União Nacional dos Estudantes, exigimos também a intervenção da diretoria da mesma e da CNECO do CONUNE para que o processo seja averiguado, e a partir de constatado a existência das irregularidades, que seja refeito o processo respondendo aos anseios por democracia dos estudantes da PUC-RS.

    Machismo e autoritarismo, não passarão!
    Resistência aos estudantes combativos da PUC-RS!
    Fora DCE PUCRS!

Coletivo Barricadas Abrem Caminhos, 14 de junho de 2011
barricadas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário