segunda-feira, 30 de maio de 2011

CHAT PJ NACIONAL

O primeiro representante do oeste 1 a ser entrevistado!

Um artista gráfico de mão cheia! No nosso orkut está cheio de wallpapper, suas criações!

Apresentamos:

Alexsander Silva Arguelo



Entrevista no nosso blog: 
http://chatpjnacional.blogspot.com/

Att

Rafael Rosa

TARDE DE FORMAÇÃO

TARDE DE FORMAÇÃO
ESPIRITUALIDADE E OFICIO DIVINO DA JUVENTUDE



Tarde.jpgA Arquidiocese de Campo Grande, visando integrar os diversos trabalhos com os grupos de jovens existentes em nossas paróquias, deseja realizar momentos de formação para ajudar as nossas lideranças a melhor desenvolver suas atividades e incentivar as ações que promovem a evangelização da juventude.
Para tanto, acontecerá no dia 11 DE JUNHO, sábado, a partir das 14h, na Cúria Arquidiocesana, uma Tarde de Formação para Coordenadores de grupos de jovens.
A temática abordada será “Espiritualidade e Oficio Divino da Juventude”, visando fomentar a espiritualidade juvenil nos grupos de jovens através da utilização do Ofício Divino da Juventude.

Pedimos seu apoio no sentido de motivar os agentes de pastoral que trabalham na evangelização da juventude em sua paróquia para participar deste momento de formação.


Vagas limitadas. Apenas uma por grupo de jovens.
LEVAR ALIMENTO PARA PARTILHA

Faça sua Inscrição enviando nome completo, idade, função no grupo de jovens, comunidade, paróquia/cidade, pastoral/movimento ao e-mail: pjcampogrande@gmail.com

CICLO DE DEBATE

BAIXE AQUI O ANEXO

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Roteiro atividades para semana do meio ambiente

Olá, segue roteiro de atividades para semana do meio ambiente,
Vamos participar desse encontro...
Jovens da Pastoral da Juventude, venham uniformizados...
Att,

Mackeit de Souza Nery


BAIXE AQUI O ANEXO

Coordenação Nacional e Comissão de Assessores da Pastoral da Juventude reúnem-se no Distrito Federal

Coordenação Nacional e Comissão de Assessores da Pastoral da Juventude reúnem-se no Distrito Federal

No seguimento a Jesus e no compromisso com a vida da juventude, jovens e assessores estiveram reunidos em Ceilândia.

Entre os dias 19 e 22 de maio de 2011, sob o manto de N. S. Aparecida, nas terras de Ceilândia (DF), a Coordenação e Assessoria Nacional da Pastoral da Juventude (PJ) esteve reunida conversando e dialogando sobre a caminhada da PJ no Brasil, à luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e no desejo de ser sempre coerente no seguimento a Jesus e na defesa da vida da juventude.
Durante os quatro dias os jovens e assessores se debruçaram sobre diversos assuntos, entre eles: avaliação da Ampliada Nacional da PJ, ocorrida em janeiro deste ano na diocese de Imperatriz (MA); elaboração do Plano de Ação Pastoral da PJ (2011-2016) e os Projetos Nacionais da PJ; X Encontro Nacional da PJ, a ser realizado em janeiro de 2012, na Arquidiocese de Maringá (PR); Análise de conjuntura eclesial; Caminhada da PJ nos regionais; Jornada Mundial da Juventude; II Conferência Nacional de Juventude; Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens; e Projeto de Revitalização da PJ na América Latina.
foto_oficial_CNPJ_maio2011.jpg
A reunião contou com a presença de jovens de dezesseis regionais da CNBB, do Secretário Nacional da PJ, Thiesco Crisóstomo, da Comissão Nacional de Assessores e ainda com participação especial do assessor nacional do Setor CEBs na CNBB, Sérgio Coutinho.
Segundo o jovem, Luis Duarte, membro da Coordenação Nacional da PJ representando o regional Centro-Oeste, a reunião foi um forte momento para partilha, troca de experiências, organizar e potencializar a ação evangelizadora da PJ junto às juventudes, diante do cenário eclesial existente após a 49ª Assembleia Geral da CNBB, e também de reafirmar o compromisso com a vida da juventude por meio da participação na Comissão Organizadora da II Conferência Nacional de Juventude, promovida pelo Governo Federal, a ser realizada em dezembro de 2011.
Nos próximos meses estará sendo encaminhado o Plano Pastoral da PJ para os próximos seis anos, assim como subsídios visando dinamizar a participação da juventude católica nas Conferências Estaduais e Municipais de Juventude e outros materiais da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens.
Na celebração eucarística de encerramento, os participantes foram enviados para suas casas na missão de como discípulos missionários, amar a juventude até o fim.
Para outras informações sobre a ação evangelizadora da PJ, acesse o site: www.pj.org.br.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tarde de Formação reúne jovens da Arquidiocese de Campo Grande‏

 

Tarde de Formação reúne jovens da Arquidiocese de Campo Grande



No dia 14 de maio, aconteceu na Cúria Arquidiocesana de Campo Grande uma Tarde de Formação com a temática “A Vida em Grupo”.
O encontro contou com a participação de cerca de 40 coordenadores de grupos de jovens das paróquias da Arquidiocese.

Com o objetivo de integrar os diversos trabalhos com os grupos de jovens existentes nas paróquias, a motivação da atividade foi realizar momentos de formação para ajudar as nossas lideranças juvenis a melhor desenvolver suas atividades e incentivar as ações que promovem a evangelização da juventude.

Durante toda a tarde os/as jovens se relacionaram com cantos, dinâmicas, rodas de conversa e a reza do Oficio Divino da Juventude, sempre visando estabelecer a capacidade de trabalho em conjunto, despertar lideranças e capacitar para organizar reuniões e encontros com criatividade.

Já esta programada uma segunda Tarde de Formação para o dia 11 de junho, sábado, a partir das 14h, na Cúria Arquidiocesana. A temática abordada será “Espiritualidade e Oficio Divino da Juventude”.
Para fazer sua inscrição envie nome completo, idade, função no grupo de jovens, comunidade, paróqu
ia/cidade, pastoral/movimento ao e-mail: pjcampogrande@gmail.com

Algumas fotos do Encontro.

Pastorais da Juventude na Jornada Mundial da Juventude em Madri‏


Pastorais da Juventude na Jornada Mundial da Juventude em Madri 
Neste ano o Papa Bento XVI convida toda a juventude católica do mundo a estar “enraizada e edificada em Cristo” e a ser “firme na fé”, por meio da Jornada Mundial da Juventude de 2011, que acontecerá nas belas e acolhedoras terras de Madri, capital da Espanha.
Estar enraizado em Cristo é princípio de todos nós, seguidores de Jesus. Não é possível ser discípulo de Jesus se não estamos enraizados/as n’Ele. E se não estamos enraizados n’Ele não seremos firmes na fé e consequentemente não poderemos gritar o Evangelho com nossas vidas e nem ajudar na construção da Civilização do Amor.
Movidos/as pelo desejo de celebrar o seguimento de Jesus e de estar sempre enraizados e edificados em Cristo milhares de jovens de todo o mundo se encontrarão com o Papa e com nossos Pastores no mês de agosto em Madri, para uma experiência que deseja marcar a vida de todos/as os/as jovens do mundo que fazem a opção de seguir Jesus.
A CNBB, através do Setor Juventude, está organizando a Delegação Oficial do Brasil para a JMJ 2011 que levará à Madri mais de 600 jovens, assessores, religiosos, padres e bispos para Madri. As Pastorais da Juventude do Brasil estão inseridas nesse processo e têm a felicidade de participar da delegação oficial com um grande número de delegados de todos os cantos do Brasil. Sem contar todos os jovens, assessores e amantes da juventude que participam por iniciativa própria da JMJ, com o intuito de vivenciar este importante e marcante acontecimento da vida Igreja, em favor da juventude discípula de Jesus Cristo.
Paula Grassi e grupo.jpg
Para a jovem Paula Grassi, delegada da diocese de Caxias do Sul, RS e participante da Coordenação Nacional da PJ, participar da JMJ é uma grande oportunidade para partilhar experiências com jovens de todos os continentes e vivenciar a solidariedade e a perseverança que brota nos diversos rostos presentes. E enquanto jovem latino - americana, estarei juntos das minhas irmãs e irmãos, anunciando a experiência do seguimento de Jesus Cristo no querido continente. O jovem Neyl Santos, delegado da diocese de Olinda e Recife, PE e membro da equipe da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), acredita que a JMJ pretende ser um momento de aprofundamento da fé juvenil, fé que, aliás, é uma característica da juventude.
Para ajudar na preparação e na vivencia da JMJ 2011 a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (PJ) está preparando textos e roteiros, que serão divulgados e disponibilizados, para aqueles/as que irão ou não para a JMJ. O desejo é que todos os grupos de jovens do país possam viver um pouco da JMJ mesmo não estando em Madri.

Fonte: 
http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=893

Bom mineiro no Mato Grosso do Sul - por Pe. Crispim Guimarães‏

 

Bom mineiro no Mato Grosso do Sul - por Pe. Crispim Guimarães


Na quarta-feira, 04 de maio, o Papa Bento XVI agraciou a Igreja do Mato Grosso do Sul com o seu novo arcebispo, Dom Dimas Lara Barbosa, até então auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O arcebispo é aquele que está mais próximo do Papa e torna-se, também da sua província eclesiástica, o ponto de unidade entre os irmãos bispos, é, além disso, o primeiro responsável da formação dos seminaristas no Regional, que no nosso caso, Mato Grosso do Sul, é o Regional Oeste I.

Dom Dimas é um dos bispos mais preparados academicamente entre o episcopado brasileiro, não por acaso exerceu a função de Secretário da CNBB, Conferência dos Bispos do Brasil, a maior Conferência Episcopal do Mundo e uma das instituições mais influentes e respeitadas do País. Sua designação, pelo Papa, para o Mato Grosso Sul, dará um peso significativo à Igreja local, pois é conhecedor dos diversos problemas do Brasil, agora o novo arcebispo nos ajudará a tomar posições ad intra, isto é, para as coisas internas da própria Igreja, assim como para as realidades externas que afetam o nosso povo.

São muitos os desafios da Igreja Sul mato-grossense, dentre eles, talvez o mais urgente seja a formação do clero, pois a modernidade exige uma atenção especial para formar padres maduros - para uma sociedade cada vez mais desafiadora, sobretudo sacerdotes comprometidos com a missionariedade, fruto dos apelos da última Conferência Episcopal Latina Americana, em 2007, na cidade de Aparecida do Norte, na qual Dom Dimas atuou fortemente. Outro desafio será trabalhar com as demais instituições junto aos governos Federal e Estadual e os povos indígenas, na busca de uma solução definitiva para esta que já foi e é causa de tantos conflitos.

Quando estudante de teologia em Taubaté, São Paulo, tive a alegria de tê-lo como professor, competente, brincalhão, sempre manifestou uma serena e profunda religiosidade, assim como, um aguçado senso crítico para as causas do Brasil e do mundo, pois já naquela época exercia funções na CNBB. Filósofo e Teólogo, doutorou-se em Teologia Sistemática em Roma, mas antes de ser padre, Dom Dimas desempenhou funções como engenheiro eletrônico no Instituto de Atividades Espaciais (IAE).

A julgar pelo conhecimento que tenho de D. Dimas, acredito que ele saberá mediar, quando necessário, muitos dos problemas que afligem o Estado e a Igreja local. Rezo por este nosso irmão que certamente, vem para somar e contribuir com a construção do Reino de Deus e de uma sociedade mais fraterna.

Pe. Crispim Guimarães
Pároco da Paróquia Cristo Rei
Laguna Carapã - MS



http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/noticias/artigos/5545-bom-mineiro-no-mato-grosso-do-sul-por-pe-crispim-guimaraes-.html

Tarde de Formação reúne jovens da Arquidiocese de Campo Grande‏

Tarde de Formação reúne jovens da Arquidiocese de Campo Grande
No dia 14 de maio, aconteceu na Cúria Arquidiocesana de Campo Grande uma Tarde de Formação com a temática “A Vida em Grupo”. O encontro contou com a participação de cerca de 40 coordenadores de grupos de jovens das paróquias da Arquidiocese de Campo Grande.
Com o objetivo de integrar os diversos trabalhos com os grupos de jovens existentes nas paróquias, a motivação da atividade foi realizar momentos de formação para ajudar as nossas lideranças juvenis a melhor desenvolver suas atividades e incentivar as ações que promovem a evangelização da juventude.
Durante toda a tarde os/as jovens se relacionaram com cantos, dinâmicas, rodas de conversa e a reza do Oficio Divino da Juventude, sempre visando estabelecer a capacidade de trabalho em conjunto, despertar lideranças e capacitar para organizar reuniões e encontros com criatividade.
Já esta programada uma segunda Tarde de Formação para o dia 11 de junho, sábado, a partir das 14h, na Cúria Arquidiocesana. A temática abordada será “Espiritualidade e Oficio Divino da Juventude”. Para fazer sua inscrição envie nome completo, idade, função no grupo de jovens, comunidade, paróquia/cidade, pastoral/movimento ao e-mail: pjcampogrande@gmail.com


Pastoral da Juventude e familiares de segurança morto em boate fazem nova manifestação e cobram justiça‏

Pastoral da Juventude e familiares de segurança morto em boate fazem nova manifestação e cobram justiça

Dezenas de pessoas se reuniram na manhã deste sábado (21) no centro de Campo Grande para participar de nova manifestação pacífica cobrando punição para os culpados pela morte do segurança Bruno Escobar (Brunão). O segurança foi morto durante o trabalho, em frente a uma casa noturna na Avenida Afonso Pena.
Para a mãe de Brunão, Edcelma Gomes Vieira, que luta por justiça, não se pode descansar quando o assunto é violência. “Me pergunto onde está a justiça. Disse para meu filho que não iria descansar”, revela a mãe, inconformada.
Já o pai de Bruno, João Marco Escobar, acha que a justiça é muito lenta, que o país necessita de mudanças no sistema judicial. “Ninguém está livre da violência e nosso código penal não atende aos anseios da sociedade contemporânea”, complementa.
“Estamos participando de uma campanha contra a violência, nos solidarizamos e viemos pedir paz”, diz Ariel Ortiz (24), coordenador da Pastoral da Juventude da Igreja Nossa Senhora de Fátima, referindo-se também a campanha intitulada “Contra a Violência e o Extermínio de Jovens”.
Segundo Ariel, a pastoral participa desse tipo de campanha desde o ano passado. Mariane Lemos, familiar de Bruno, também pede justiça. “Estamos fazendo isso para que não aconteça de novo, precisamos de justiça”, completa.
http://www.midiamax.com.br/impressao.php?id=754145

música do 8º Encontro de Fé e Política

Partilhando a música do 8º Encontro de Fé e Política

Bem Viver
(Hino do 8º Encontro F&P)

Presentes na história
Luzes para um novo dia
/: Nesse 8º encontro
A paz de novo irradia:/
Do bem-te-vi o bem querer /
Do beija-flor o bem viver.

Dos povos indígenas
Das experiências do tempo
/:Na grande metrópole
Um novo advento:/
Do bem-te-vi o bem querer /
Do beija-flor o bem viver.

De onde viemos
Aonde queremos chegar
/: Encontro Fé e Política
Nova terra, novo lar:/
Do bem-te-vi o bem querer /
Do beija-flor o bem viver.

Trabalho, esforços
E nas lutas sindicais
/:Retratos da vida
Conquistas sociais:/
Do bem-te-vi o bem querer /
Do beija-flor o bem viver.

Da terra extraímos
O alimento pras mesas
/:Mas sem desperdício
Ganância ou avareza:/
Do bem-te-vi o bem querer /
Do beija-flor o bem viver.

Embu das Artes
 Arte expressão em cantar
/:Costumes e crenças
Da sabedoria popular:/
Do bem-te-vi o bem querer /
Do beija-flor o bem viver.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lançamento dos Livros "Aos jovens com afeto"‏

Lançamento dos Livros "Aos jovens com afeto"


A Arquidiocese de Campo Grande e a juventude viveu na noite desta terça-feira uma grande alegria: o Lançamento dos Livros "Aos jovens com afeto", subsídio sobre Afetividade e Sexualidade,  escrito por Dom Eduardo Pinheiro da Silva e Equipe.
* CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO LANÇAMENTO
Dom Vitório Pavanello fez as boas vindas e na sequência, dom Eduardo apresentou o trabalho e convidou alguns integrantes da equipe para falar sobre os tema dos subsídios, temas estes ligados diretamente aos assuntos polêmicos e atuais que envolvem o jovem e a família.
O evento ocorreu no auditório do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, e educadores, autoridades, pais , sacerdotes e jovens estiveram presentes.

Foi um momento muito importante pois é um rico material de apoio e formação para os catequistas, educadores de forma geral, pais e grupos ligados aos adolescente e jovens.
Agradecemos ao cerimonial da UCDB, às Irmãs do Colégio Auxiliadora, aos prestadores de serviços, ao Fábio Augusto e família que conduziu a música e a presença de todos que participaram , direta ou indiretamente, deste evento.
Ao final, um coquetel foi servido aos convidados.

http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/noticias/noticias-arquidiocese/5507-lancamento-dos-livros-qaos-jovens-com-afetoq-fotos.html

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes‏

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


O Brasil, há 11 anos, considera o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um símbolo da luta contra este tipo de violência.
A data foi escolhida por conta de um crime ocorrido em 18 de maio de 1973, quando Aracelli Cabrera, de nove anos, foi brutalmente molestada e assassinada em Vitória-ES.
A data, criada pela Lei 9970/2000, tem o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos.
Apesar de o Brasil ter promulgado, há 21 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o país ainda tem um longo caminho de lutas para percorrer, como sustenta a Conselheira Federal de Psicologia Sandra Amorim “O enfrentamento à violência sexual requer, portanto, o compromisso e responsabilidade social de todos a fim de se criar um novo olhar e uma nova forma de relações entre adultos e crianças e adolescentes”.

A Secretaria Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) promove mobilização de toda a sociedade para este tema. Na Capital os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) farão palestras que acontecerão durante todo o dia para as comunidades locais.
A Setas disponibilizou a arte para confecção dos panfletos e haverá panfletagem continua depois das 10h30 em frente à Escola Joaquim Murtinho. Os panfletos trazem informações sobre como tratar a vítima de abuso, o que deve ser observado no comportamento e para onde ligar para fazer a denúncia.
Denúncias
Somente este ano, o SOS Criança recebeu 97 denúncias de crianças ou adolescentes vítimas de abuso sexual em Mato Grosso do Sul. No mesmo período forma 92 ocorrências do tipo. A coordenadora do SOS Criança, Marli Tonete, afirma que são casos que surpreende, pois onde as crianças deveriam estar protegidas são os lugares onde mais ocorrem situações de abuso. “São pais que transforma suas filhas em mulheres, mães que são coniventes com essa situação, casos bem difíceis”, relata.
A população conta com o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (número 100), que funciona como um canal de comunicação da sociedade com o poder público, recebendo denúncias. Em seis anos, o Disque 100 registrou mais de 2 milhões de denúncias.
Outros locais também recebem denúncias como o Conselho Tutelar da Região Sul – 3314-6370/3314-6367; Conselho Tutelar da Região Norte – 3314-6371/3314-6366; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - 3385-3456.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

vigilia de pentecostes

ola povo amado eu juntamente com a Mari malheiros e com a assessoria de edicao do marcos tramontim pensamos uma proposta de Vigília de pentecostes
para auxiliar os grupos de jovens que desejam rezar esta data importante em nossa igreja. esperamos que todos possam usar e que a mesma possa ser util a todos ...

divulguem se possivel.


 BAIXE AQUI O SUBSÍDIO EM WORD

Vigília de pentecostes[1]

 (Inicia com a sala escura e todos em circulo, pode-se deixar uma música instrumental suave ao fundo ou pode-se entoar um mantra)
Vem Divino Espírito, do teu amor o fogo acende!
Vem Divino Espírito, vem Divino Espírito!”
“Tu és fonte de vida, tu és fogo, tu és amor.
Vem, Espírito Santo, vem, Espírito Santo.”
“Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra:
inunda teu povo com teu esplendor.”

A
colhida: Espontânea. Que motive os participantes da vigília a perceberem a presença do Espírito Santo na vida da Igreja.
Queridos amigos, companheiros de caminhada! Hoje estamos reunidos para celebrar a presença do Espírito Santo na nossa vida de Igreja Jovem. Há quase dois mil anos, nesse mesmo dia, aconteceu a primeira vigília cristã: os apóstolos estavam reunidos, em oração, juntamente com Maria, esperando a vinda do Espírito Santo Consolador, prometido por Jesus. Hoje, queremos nos fazer apóstolos e pedimos intensamente a presença do Espírito Santo, a fim de que ilumine nossa caminhada de evangelização da juventude.


ABERTURA
Verdadeiramente ressurgiu Jesus, (bis)
Cantemos aleluia! Resplandece a luz! (bis)

Venham, ó nações, ao Senhor cantar! (bis)
Ao Deus do Universo venham festejar! (bis)

Seu amor por nós, firme para sempre, (bis)
Sua fidelidade dura eternamente (bis)

Venham e cantemos com muita alegria, (bis)
Espírito Divino brilhou neste dia! (bis)

Glória ao Pai e ao Filho, e ao Santo Espírito (bis)
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)

Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! (bis)
Suba do mundo inteiro a Deus louvação! (bis)


RECORDAÇÃO DA VIDA[i]:
Animador: A presença do Espírito Santo nas pessoas e na comunidade eclesial se torna perceptível principalmente através de seus dons e carismas, concedidos a todos e a cada um para a unidade da Igreja (Ef 4,1-7). Essa variedade de dons é resumida pela Igreja na doutrina dos sete dons: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus.
(Entra uma vela por vez representando um dom do Espírito Santo. Enquanto isso se fala sobre este dom, lembrando que existe uma vela maior acesa já ou se possível o Círio Pascal, em memória de que Cristo está vivo).
Ø  O dom da sabedoria fortalece nossa caridade e preparando-nos, desde já, para a visão plena de Deus, conferindo-lhe um conhecimento eminente. O sábio, segundo Deus, não é aquele que sabe coisas sobre Deus, mas que vive Deus. Não é o que simplesmente fala de Deus, mas quem o contempla. A sabedoria traz o gosto de Deus e de sua Palavra, permitindo-nos avaliar corretamente as realidades terrenas.
Ø  O dom do entendimento torna a nossa fé luz segura e sólida para o nosso caminho. Mediante este dom, o Espírito Santo nos permite perscrutar as profundezas de Deus, comunicando ao nosso coração uma particular participação no conhecimento divino, nos segredos do mundo e na intimidade do próprio Deus.
Ø  O dom da ciência nos permite um juízo reto sobre as criaturas, não colocando nelas a felicidade perfeita, nem o fim absoluto de tudo o que somos e temos. Faz com que o ser humano entenda que a aparência deste mundo é passageira (1Cor 7,31). O dom da ciência orienta-nos para Deus, desapegando-nos das criaturas.
Ø  O dom do conselho nos é dado para sanar a nossa natural precipitação ao dar uma resposta a um problema concreto que nos angustia, a uma escolha que devemos fazer. Quem acolhe este “conselho” sente-se em paz, sereno, readquire força e esperança. Também compreende que todos temos fraquezas e, portanto, devemos olhar-nos com olhos de compaixão.
Ø  O dom da piedade nasce de um Deus piedoso, bondoso e cheio de misericórdia para com os que erram. Nosso Deus é Deus da aliança e do perdão. Se Deus vive a sua aliança com o homem de maneira tão envolvente, o homem, por sua vez, sente-se também convidado a ser piedoso com todos.
Ø  O dom da fortaleza nos torna corajosos para enfrentar as dificuldades da vida cristã. Torna forte e heróica a fé. Lembremos a coragem dos mártires. Dá-nos perseverança e firmeza nas decisões. A fortaleza manifesta-se também na esperança. Afirma o profeta Isaías: “Os que esperam em Jahweh renovam suas forças, criam asas como águias, correm e não se fadigam, andam e não se cansam” (Is 40,31). Todos nós precisamos da força do Espírito Santo!
Ø  O dom do temor de Deus, tratando-se de um dom do Espírito Santo, não deve confundir-se com o medo de Deus. Também não significa uma atitude servil diante de Deus. Este dom nos mantém no devido respeito diante de Deus e na submissão à sua vontade, afastando-nos de tudo o que lhe possa desagradar.
(se convida a cada jovem a fazer memória de sua vida e de sua caminhada lembrando em que momento da vida se percebeu o dons do espírito santo na vida pessoal e comunitária. Após falar, cada jovem acende uma vela. Em seguida todos cantam o hino).

HINO
Um hino divino
Presente tu estas desde o principio
Nos dias da criação, Divino Espírito!
És sopro criador que a terra fecundou
e a vida no universo despertou!
Presente tu estas desde o Egito, vencendo
a opressão, Divino Espirito! És fogo e
claridão, luz da libertação de um povo em
movimento de união!
Presente tu estas em Jesus Cristo na cruz,
ressureição, Divino Espirito! Boa nova do
perdão, carinho entre irmãos ardor na
militancia e na missão!
Presente tu estas desde o ínicio nos
primeiros cristãos, Divino Espirito!Firmeza
e novidade, estrela da unidade, amor
concreto solidariedade!
Presente tu estas no sacrificio, na dor das
multidões, Divino Espírito! Clamor e
profecia ternura e ousadia, sabor d nosso
pão de cada dia
(Breve silêncio para meditar o que foi celebrado)

SALMO
Animador: Felizes somos nós por reconhecermos que o Espírito de Deus está presente com seus dons em nosso meio. Somos felizes por sermos os portadores da Boa Nova, pois fomos convidados a anunciar a justiça do reino de Deus e denunciar as diversas opressões que assolam nosso mundo. E como povo de Deus, entoemos o salmo:

Aleluia, aleluia, aleluia,/ Vem, minh'alma, bendizer teu Senhor, aleluia! (Bis)
1A. Senhor, meu Deus, como és tão imenso!/ O teu vestido, esplendor e clarão,/ Como num manto de luz envolvido,/ Os céus desdobras, são teu barracão!
1B. Tua morada, em cima das águas!/ Montando em nuvens, tu voas no vento. Dos ventos fazes os teus mensageiros,/ Como dos raios, ministros atentos!

2A. Em suas bases a terra assentas,/ Inabalável pra sempre a assentates;/ com o oceano, qual manto, a cobriste,/ sobre as montanhas as águas pousaste!
2B. Por teus trovões açoitadas correram,/ Montanhas acima ou vales abaixo,/ Para o lugar que marcaste se foram,/ Não voltarão a inundar este barro!

3A. Fazes brotar fontes d'água nas várzeas,/ Por entre as muralham riachos/ E, enquanto os bicho sua sede saciam,/ Os passarinhos gorjeiam nos galhos!
3B. De lá do alto tu regas os montes,/ Com teus favores a terra se farta,/ Para o rebanho o pasto forneces/ E o ser humano co'as plantas regalas!

4A. Quão numerosas, tuas obras Senhor!/ Tudo fizeste com sabedoria!/ A terra, Cheia de tantas criaturas,/ E o mar abriga incontável família!
4B. Todos esperam de ti o alimento,/ Jogas pra ele se logo recolhem;/ Abres tua mão, ficam todos contentes,/ Por ti tudo o que é bom se promovem!

5A. Tua face escondes e se apavoram;/ se lhes retira o ar, já se enterram;/ O teu Espírito sopra e envias/ Todas as coisas renovam na terra.
5B. Que do Senhor dure para sempre a sua glória./ Com suas obras se alegre o Senhor!/ Ele olha a terra e tudo estremece,/ Toca as montanhas, sai fogo e calor!

6A. Por toda a vida ao Senhor vou cantar,/ Por toda a vida ao meu Deus, meu louvor!/ Que meu poema lhe seja agradável,/ Minha alegria está no Senhor!
6B. Desapareçam da terra os malvados/ E gente ruim não exista jamais!/ Vem, ó minh'alma, bendize ao Senhor,/ Glória ao Deus santo e na terra haja paz.

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
(canto escolhido pelo grupo)
Evangelho: João 20, 19-23
Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.» Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.

REFLEXÃO[ii]:
(Pode se dividir os participantes em pequenos grupos. Cada grupo pode refletir sobre os pontos abaixo)

Grupo 1: Nossa fé é viva e forte? Ou é uma fé débil, vacilante que teme arriscar-se para anunciar o evangelho para as pessoas não conhecidas e distantes? Temos uma fé forte que nos permite arriscar-nos no anúncio do evangelho nas fronteiras? Somos realmente Pastoral da Juventude missionárias ou já nos acomodamos à tranquila situação, fraterna e reflexiva com que nos reunimos a cada semana em nossa comunidade, enquanto fora há muita gente em desespero e sem esperanças?
Grupo 2: Jesus está no centro de nossa comunidade? Em que se nota isso? Em nossos bairros, como nos identificam? O que nos distingue dos demais? Para as pessoas de nosso bairro, somos claramente seguidores de Jesus e portadores de sua Boa Notícia? Ou nos conhecem porque nos reunimos a cada semana e fazemos algumas boas obras? Somos, na realidade, valentemente, Igreja Profética?
Grupo 3: Vivemos ancorados na saudade de todo o bom que nossa Pastoral da Juventude fizeram quando nasceram ou no tempo da guerra da contra revolução e da Insurreição Evangélica? Estamos surdos? Ou Escutamos o clamor de tantos jovens na droga, de tantas mulheres violentadas, de tantas crianças com fome? Escutamos o clamor de tanta gente frustrada e angustiada pela situação econômica e social em que vivemos? Sabemos reconhecer quantas coisas positivas acontecem também fora da Igreja?
Grupo 4: Na realidade, somos humildes para reconhecer nossas fragilidades e nossos pecados? Atualmente, quais são nossos pecados e quais são nossas falhas mais fortes? Nos sentimos muito superiores aos demais, por exemplo, aos que não são progressistas ou aos que não conhecem nem valorizam a Teologia da Libertação? Desprezamos –quem sabe dissimuladamente- aos que seguem práticas da religiosidade popular? Reconhecemos com humildade a situação atual de nossas comunidades?
Grupo 5: Com que olhos vemos as pessoas de nossos bairros, em particular os que participam em gangues, bêbados? Com que olhos vemos as mães solteiras e aquelas que tiveram vários ‘companheiros’ e carregam uma fileira de filhos famintos e esfarrapados? Com que olhos vemos as mulheres que caíram na prostituição? Com que olhos vemos os que não veem sentido na religião, nem a vida?
(Após breve partilha dos grupos, a celebração continua).

PRECES:
(A cada invocação se canta)
“Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de Amor! Vem a nós, traz a Igreja um novo vigor.”
1. Vem Espírito Santo. Desperta a nossa fé débil, pequena e vacilante. Ensina-nos a viver confiando no amor insondável de Deus nosso Pai a todos os Seus filhos e filhas, estejam dentro ou fora da Tua Igreja. Se se apaga esta fé em nossos corações, depressa morrerá também em nossas comunidades e igrejas.
2. Vem Espírito Santo. Faz que Jesus ocupe o centro da Sua Igreja. Que nada nem ninguém O suplante nem O obscureça. Não vivas entre nós sem atrair-nos para o Seu Evangelho e sem converter-nos para segui-lo. Que não fujamos de Sua Palavra, nem nos desviemos do Seu mandato de amor. Que não se perca no mundo a Sua memória.
3. Vem Espírito Santo. Abre os nossos ouvidos para escutar os Teus chamados, os que nos chegam hoje, desde as interrogações, sofrimentos, conflitos e contradições dos homens e mulheres dos nossos dias. Faz-nos viver abertos ao Teu poder para gerar a fé nova que necessita esta sociedade nova. Que, na Tua Igreja, vivamos mais atentos ao que nasce que ao que morre, com o coração suportado pela esperança e não minado pela nostalgia.
4. Vem Espírito Santo e purifica o coração da Tua Igreja. Coloca verdade entre nós. Ensina-nos a reconhecer os nossos pecados e limitações. Recorda-nos que somos como todos: frágeis, medíocres e pecadores. Liberta-nos da nossa arrogância e falsa segurança. Faz que aprendamos a caminhar entre os homens com mais verdade e humildade.
5. Vem Espírito Santo. Ensina-nos a olhar de forma nova a vida, o mundo e, sobretudo, as pessoas. Que aprendamos a olhar como Jesus olhava aos que sofrem, aos que choram, aos que caem, aos que vivem sós e esquecidos. Se muda o nosso olhar, mudará também o coração e o rosto da Tua Igreja. Os discípulos de Jesus, irradiaremos melhor a Sua proximidade, a Sua compreensão e solidariedade para com os mais necessitados. Iremos parecer-nos mais ao nosso Mestre e Senhor.
6.- Vem Espírito Santo. Faz de nós uma Igreja de portas abertas, coração compassivo e esperança contagiosa. Que nada nem ninguém nos distraia ou desvie do projeto de Jesus: fazer um mundo mais justo e digno, mais amável e ditoso, abrindo caminhos ao reino de Deus.
(Preces espontâneas)

PAI- NOSSO
(se for oportuno, o grupo pode cantar o “Pai-Nosso dos Mártires”).

A NOSSA SENHORA
"Maria de Pentecostes, quando a Igreja ainda era pobre e livre como o vento do Espírito.
Maria de Pentecostes, quando o fogo do Espírito era lei da Igreja nova.
Maria de Pentecostes, quando os doze só exibiam o poder do Testemunho.
Maria de Pentecostes, quando toda Igreja era boca do Ressuscitado. “Amém”
(Dom Pedro Casaldáliga)

ORAÇÃO FINAL
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, faça que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. AMÉM!


BENÇÃO FINAL
O Deus que derramou sobre nós o Espírito Santo de Amor nos encha de alegria e consolação, agora e para sempre. AMÉM!

SAIDEIRA
Canto: POVO NOVO
Quando o Espírito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou. A esperança na terra brotou e o povo novo deu-se as mãos e caminhou...
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador! Justiça e Paz hão de reinar e viva o amor!
Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da  justiça anunciou: o cego viu, o surdo escutou e os oprimidos das correntes libertou...
Nosso poder está na união, o ,mundo novo vem de Deus e dos irmãos vamos lutando contra a divisão e preparando a festa da libertação!
Cidade e campo se transformarão, jovens unidos na esperança gritarão. A força nova
é o poder do amor, nossa fraqueza é força em Deus libertador!



[1] Produção: Mari Malheiros;Diocese de Guarapuava Paraná  nanamalheiros@hotmail.com 
Rodrigo Szymanski; Londrina (Postulante Josefino de Murialdo) rodrigoszy@hotmail.com
Editoração: Marcos Tramontim Diocese de Criciuma marcostramontin@hotmail.com 




1 Pe. Valter Goedert  Instituto Teológico de SC (Itesc) Florianópolis, http://www.pime.org.br/missaojovem
2 http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=39040 [O texto-invocação (numerado) é de José A. Pagola (Eclesalia). As perguntas são questões vitais de nossas CEBs, que colocamos para refletirmos na celebração de Pentecostes, orando e clamando para que, como os discípulos, nos inflame o fogo do Espírito Santo, nos impulsione o vento furacão que fez com que os discípulos fechados em seus medos e em suas pequenas coisinhas, nos transforme em autênticos discípulos/as missionários, como sonha Aparecida e como nós também sonhamos. CEB Nicaragua, Maio-Junho 2009]

terça-feira, 17 de maio de 2011

PAPEIS DE PAREDE PARA TEU PC





































DNJ 2011: Dê a sua ideia!

Caso não consiga visualizar as imagens corretamente, clique aqui.

logo newsletter

Maringá, 17 Maio 2011.

Saudações em Cristo!

Olá alexsander!
Como deve ser o Dia Nacional da Juventude 2011?
Dê a sua ideia!

Clique aqui e saiba como você pode contribuir.




PJ de Maringá inicia preparação do DNJ 2011



Veja as fotos do DNJ 2010
Álbum de fotos 1
Álbum de fotos 2
Álbum de fotos 3
Álbum de fotos 4

orkutfacebooktwitterpicasayoutube

Paz e Bem!

Assessoria de Comunicação da Pastoral da Juventude - Arquidiocese de Maringá
E-mail: pjmaringa@pjmaringa.com.br | Site: www.pjmaringa.com.br

ONVITE - Manifesto Contra a Violência e o Extermínio de Jovens‏



Amigos/as e familiares dos jovens Jefferson Bruno Escobar (segurança barbaramente assassinado no seu local de trabalho),
convidam para um manifesto contra a violência, dia 21 de maio, a partir das 08h e 30min, na esquina das ruas 14 de Julho e Av. Afonso Pena.

Estamos contando com o apoio de amigos/as e familiares da senhora Verônica Ferreira Gustoki, dos jovens Paulinho, Rogérinho (vítimas da violência urbana), e da Pastoral da Juventude, por ocasião da Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens.

Gostaríamos muito de contar com o seu apoio pessoal, de seu grupo, organização ou movimento.

Vamos juntos/as gritar e girar o mundo: Chega de Violência e Extermínio de Jovens!