terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CDL Musical na Diocese de Araçatuba

 

“Eu quero ver, eu quero ver acontecer. Um sonho bom, sonho de muitos acontecer.”
(Zé Vicente)




Enfim, chegou a hora da partida, e os sentimentos agora florescem de emoção e saudade. As despedidas, os abraços, as trocas de contatos, tudo isso tem um grande significado: que o Curso de Dinâmica para Líderes no Formato Musical de Araçatuba conseguiu despertar nos jovens a troca de experiências artísticas, de fortalecer a identidade da pastoral da juventude e principalmente, a vontade de levar para dentro dos seus grupos essa vivência nas diferentes formas de se fazer arte. Foi um sonho realizado e compartilhado com todos. Agradeço a toda equipe do CDL Musical que fizeram esse sonho acontecer e a toda a juventude, que me impulsiona a continuar sonhando!

Talita VignoliPJ de Birigui, Diocese de Araçatuba/SP.

Aconteceu! E foi muito bom!

Sonhado, desejado, batalhado, o CDL Musical de Araçatuba foi realizado nesse último final de semana (11, 12 e 13 de Fevereiro) no Centro Diocesano de Pastoral. Vindos de perto e de longe, aos poucos os jovens foram chegando e trazendo nas malas grandes expectativas e anseios. Já no sarau de apresentação e acolhida, os jovens, uns ainda meio timidamente, foram mostrando todo o potencial artístico e muita criatividade. A noite de sexta foi encerrada com a Oração da Luz de Taizé, onde a mística dos refrãos meditativos, ressoava e aquecia os nossos corações.
Na manhã de sábado, a oração do Ofício Divino despertou certa curiosidade nos jovens que ainda não conheciam esse jeito popular de orar. Na plenária, os jovens puderam aprender a importância da arte como ferramenta pastoral e a ligação que existe entre a Juventude e a Música. Depois, divididos entre as oficinas de ritmo, confecção de instrumentos, canto e técnicas vocais, mística, palavra e danças populares, os jovens puderam sentir a influência da arte em suas vidas. Na Biodança, eles puderam se soltar mais, perdendo o medo de “fazer diferente” e de deixar os preconceitos de lado.  À noite, todos os jovens prepararam uma grande e linda Festa das Tendas, sendo guiados por uma companhia de Folia de Reis de tenda em tenda onde aconteceram as apresentações de música, teatro, dança e poesia, encerrando a noite com a partilha de bolos, torradas, frutas e muito sorvete.

Na manhã de domingo, o despertar novamente se deu com a Oração do Ofício Divino e em seguida deixando registrado em foto, os rostos e a alegria dos jovens presentes no curso. Novamente os trabalhos foram realizados em oficinas de música litúrgica e espiritualidade, animação musical de encontros, composição, dança e coreografia e canto no ofício divino, onde os jovens foram preparando os ritos da missa de encerramento. Missa essa realizada na parte da tarde e que foi belamente presidida pelo padre Edgar de Souza Lima, assessor da juventude da diocese de Araçatuba, que esteve presente durante todo o curso.

      


Nenhum comentário:

Postar um comentário