segunda-feira, 14 de março de 2011

Garantir direitos de jovens em cumprimento de medida socioeducativa é destaque em encontro entre CEJUVE e FUNDAC‏

Garantir direitos de jovens em cumprimento de medida socioeducativa é destaque em encontro entre CEJUVE e FUNDAC

Postado por Equipe Jovem Gera Ação em 12 mar 2011 | Comente!

Com o objetivo de estreitar os laços e firmar parcerias com a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC) o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Felipe Freitas e o secretário executivo, Vladmir Costa, visitaram na última sexta-feira (11), a nova Diretora Geral da entidade, Ariselma Pereira. No encontro, além de destacar os avanços nas políticas de segurança voltadas para a juventude, os representantes do Conselho falaram sobre a importância de ampliar as perspectivas dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa e destacou o papel do estado nesta tarefa.
“É importante apresentar novas possibilidades para os adolescentes que estejam cumprindo medida socioeducativa, não só do ponto de vista econômico e educacional, mas, sobretudo, do ponto de vista político. Temos que ampliar as possibilidades de diálogo com estas juventudes e oferecer possibilidade de participação política e exercício da cidadania.”, afirmou o presidente do CEJUVE.
A diretora da FUNDAC apresentou os desafios da instituição para a garantia de direitos dos jovens em cumprimento de medida e destacou a importância de criar canais de participação que possibilitem a inserção educacional e produtiva dos jovens após os períodos de semi-liberdade e internação. “Temos que pensar um modelo Bahia de aplicação de medida socioeducativa e queremos fazer isso em parceria com a sociedade. Qualificar a ação, estabelecer um projeto pedagógico de intervenção e assegurar a dignidade dos atendidos são algumas das nossas metas.”
Dentre as propostas apresentadas na reunião foi encaminhada a criação de um grupo de trabalho para discutir a formação profissional dos atendidos pela FUNDAC e a construção de uma agenda para incluir os adolescentes em liberdade, semi-liberdade e liberdade assistida na realização da II Conferencia Nacional de Políticas Públicas de Juventude. “Temos que ouvir toda a diversidade das juventudes baianas e neste sentido compreendemos que a parceria com a Fundac pode ajudar bastante neste processo. Realizar ações da Conferência de Juventude em parceria com a Fundação pode ser um grande diferencial para o nosso estado em termos de democracia participativa e inclusão cidadã.” reforçou o Presidente do Cejuve, Felipe Freitas.
Além do presidente e do secretário do Conselho estiveram presentes no encontro Michele Vieira, assessora da Frente Parlamentar de Juventude da Assembléia Legislativa e o coordenador do Programa Jovens Baianos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Glauco Chalegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário