sexta-feira, 11 de março de 2011

Quaresma: tempo de tomar posição/decisão - Paulo Ueti‏

Quaresma: tempo de tomar posição/decisão - Paulo Ueti


1.    Intróito:
(para meditar)

Quaresma é tempo de deserto. Quarenta dias no deserto. Quarenta dias de escuta profunda de si mesmo e do mundo. Quarenta dias de encontros e desencontros com a realidade e consigo dentro e a partir dessa realidade. São muitas realidades. São muitos encontros e desencontros. Celebramos o esforço, a sinergia de tantos/as de ir em busca da VERDADE, em busca da felicidade que ‘habita em cada um/a de nós' como o ar que respiramos... Busca de fazer acontecer o desejo político e espiritual de um mundo melhor, de gente melhor, de relações renovadas e reinventadas.

(Preparar o ambiente com caminhos diversos: de pedra, de flores, de galhos secos, de lixos, de livros, de palavras, de pés)

2.    Canto:
(repetir várias vezes até o grupo estar cantando todos/as e ir abaixando a voz até que se possa
solfejar somente a melodia)

Desça como a chuva, a Tua Palavra: que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva. Como aguaceiro, na grama. Amém!

3.    Invocação:

Todos/as:
Deus nosso, invocamos tua luz,
Tua direção,
Tua paz.
Protege-nos das forças do mal.
Neste tempo de conversão e novos rumos para tua Páscoa,
Transforma-nos em poetas e profetas do teu Reino.
Amém!
(Inês de França)

4.    Meditação:
  
Tua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor!
Lâmpada para os meus pés e luz, luz para o meu caminho! (2x)
  
Leitura 1:
Quaresma serve à espera: quarenta dias para o que há de vir, todos os anos. Provação que atesta a fé, ela é a medida do/a devoto/a. A quaresma torna visível, perceptível, uma qualidade de ser fiel que aos antigos era a regra de vida - os mais velhos lembram com pesar - e que agora é a rara exceção, cada vez mais. Quaresma é coisa do corpo não só do espírito. Na verdade é coisa de corpo, alma e espírito, para ver se a gente é capaz de fazer com que o que acreditamos e pensamos esteja em equilíbrio com o que fazemos e com o que dizemos. Serve para dizer no corpo e através do corpo para que viemos... Serve de ensaio para o que já está presente e precisa ser revelado: o Reino. E nós, como vamos praticar a caridade (compromisso político), a oração (deixar-se guiar pelo Espírito de Deus nas palavras e nos gestos) e no jejum (partilha do que temos)?

Leitura 2:

Isaías 58
(ler todo o capítulo ou escolher antes alguns trechos para partilhar na comunidade)

5.    Canto:
  
Quero cantar ao Senhor! Sempre enquanto eu viver!
Hei de provar seu amor, seu valor e seu poder!
  
(Após o canto convidar a comunidade/grupo para partilhar o que sentiram, o que ficou guardado. Terminar pedindo que as pessoas façam compromissos pelos caminhos)
  
6.    Litania de caminhos:
  
Se meu passo é errante,              - converte-me Senhor!
Se minha fé é débil                     - converte-me Senhor!
Se minha mente é estéril              - converte-me Senhor!
Se minhas mãos são rudes           - converte-me Senhor!
Se meus olhos são ferozes           - converte-me Senhor!
Se minha língua é cruel                         - converte-me Senhor!
Se minhas intenções são más                 - converte-me Senhor!
Se meu coração é fraco                        - converte-me Senhor!

(a comunidade pode continuar...)

Ao final:
Converte-me Senhor e serei o que realmente sou!

7.    Pai Nosso

Pai, que sua oração nos faça caminhar para a justiça e a solidariedade!

Pai Nosso!
Que estais nos céus!
Santificado seja Teu Nome!
Venha a nós o Teu Reino!
Seja feita a Tua Vontade!
Assim na terra como no céu!
O pão nosso de cada dia nos dá hoje!
Perdoa as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu!
Não nos deixes cair em tentação!
Mas livra-nos do ma!
Pois Teu é o Reino, o Louvor e a Glória para Sempre!

8.    Oração Final:
  
Pedimos-te, Senhor,
Converte nosso coração de pedra em coração generoso.
Transforma nosso olhar de desconfiança em olhar de esperança e militância.
Muda nossa vida solitária em vida SOLIDÁRIA!
Em nome de Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

9.    Canto Final:
(se for apropriado e houver espaço fazer uma grande ciranda para depois partilhar a comida)

Deus chama a gente pra um momento novo...

 (liturgia inspirada no livro Cultoarte/Quaresma e Páscoa- Editora Vozes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário