sexta-feira, 8 de abril de 2011

Conferência Nacional de Desenvolvimento‏

Conferência Nacional de Desenvolvimento



Começou nesta quarta-feira (24/11) a 1ª Conferência do Desenvolvimento, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O evento, que acontece até o próximo dia 26, em Brasília, vai promover um amplo debate entre os diversos setores do governo e da sociedade civil em torno das estratégias de desenvolvimento adotadas pelo país. A programação inclui um total de nove painéis temáticos e 88 oficinas, além do lançamento de livros, exposições e apresentações artísticas e culturais, abertas ao público. A Secretaria-Geral da Presidência da República participará dos debates, sobretudo os que envolvem os temas juventude e participação social. O ministro da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, deve comparecer ao evento na quinta-feira (25).
Autor/Fonte: www.conjuve.org

O tema juventude permeará toda a programação da Conferência. No dia 24, das 14h às 16h, acontece a oficina “A mobilização da Juventude na construção de alternativas de desenvolvimento do país”, com a participação de integrante do Movimento Passe Livre de Florianópolis; da Juventude do MST e do Diretório Central dos Estudantes da UNB. Na quinta-feira (25), das 16h às 18h, será realizado o debate sobre juventude e macroeconomia, com a participação de Danilo Moreira, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude e presidente do Conjuve; de representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje).
O tema será abordado, ainda, na oficina “Juventude e o Mundo do Trabalho”, que acontece na quinta-feira (25), das 16h às 18h, com representantes da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral; da Organização Internacional do Trabalho (OIJ) e  do Diretório Central dos Estudantes da UNB. Na sexta-feira (26), o tema “Juventude e Novos Direitos” será abordado em uma mesa redonda, das 14h às 16h, com a participação de um representante da Secretaria Nacional de Juventude e da deputada Manuela D´Avila, que é relatora do Estatuto da Juventude.
Também na quinta-feira (25), às 16h, o secretário nacional de Articulação Social, da Secretaria-Geral, Gerson Almeida, participa da oficina “Participação Social na Formulação, Execução e Controle das Políticas Públicas”, que tem por objetivo fazer um balanço das políticas de participação social, expor o modelo democrático e participativo na formulação, execução e controle das políticas públicas, apresentando, como resultado dessa participação, uma nova configuração do Estado brasileiro.
No mesmo dia, das 16h às 18h, o secretário da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais/Secretaria-Geral, Wagner Caetano, participa da oficina “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil”. Entre os temas que serão debatidos estão democracia participativa; os ODMs e a Constituição Federal; iniciativas do Brasil – prêmio, relatórios, sites, guia de municipalização e de mobilização;.parcerias e marcos regulatórios.
Aberta a toda a sociedade, a Conferência será realizada no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral de Brasília. Estarão presentes conselheiros de orientação do Ipea, diretores e técnicos de planejamento e pesquisa do Instituto, além de acadêmicos e autoridades de todas as regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário